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curiosidades de games

curiosidades sobre games que você não sabia!

Adventure, para Atari 2600, é considerado o primeiro jogo com easter eggs, ou seja, referências escondidas. Numa sala secreta, o autor Warren Robinett colocou seu nome, já que os criadores dos games não recebiam crédito pelo trabalho na época.
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Cópias ilegais de “Alan Wake” para PC mostra o protagonista usando um tapa-olho de pirata, além de as dicas da tela de ‘loading’ serem substituídas pela inscrição: “Se você gostou do jogo, apoie a Remedy [fabricante do game] comprando-o”

“Alice: Madness Returns” tem referências a Rasputin, protagonista de “Psychonauts”, e ao icônico cubo de “Portal”
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O castelo do game “Castlevania: Dracula X” é muito parecido – diz-se que até foi inspirado – no castelo de Cagliostro, cenário que o desenho japonês “Lupin the Third” tornou famoso

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O desenho da capa de “Chrono Trigger” foi inspirado em uma das telas da versão de protótipo
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“Computer Space” foi o primeiro ‘arcade’ da história, ou seja, videogames operados com fichas. O dinheiro obtido com o game foi usado por Nolan Bushnell e Ted Dabney, seus criadores, para fundar a Atari

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Em “Dead Island”, há um inimigo que se chama Jason e veste uma máscara de hóquei. É uma óbvia referência ao protagonista da série de horror “Sexta-Feira 13″

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“Deus EX: Human Revolution”, game lançado pela Eidos (comprada pela Square Enix) que se passa no futuro, traz um pôster de “Final Fantasy XXVII”, fazendo graça com o principal franquia de RPG da companhia japonesa

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A tela inicial de “Diablo” tem mensagens escondidas. Uma delas homenageia a atriz Natalie Portman (“Cisne Negro”), e a outra manda comprar “War II”

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O game “Donkey Kong” foi feito originalmente tendo em mente os personagens do clássico desenho “Popeye” – o marinheiro entraria no lugar de Mario, Kong seria Brutus e Pauline, Olívia Palito. No entanto, o licenciamento não saiu, mas o jogo foi feito mesmo assim, com outros personagens. No ano seguinte, a Nintendo fez um game de “Popeye”

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“Dragon Quest” é uma das séries de RPG mais célebres do Japão e referências ao protagonista – Loto no Japão e Eldrick nos EUA – podem ser encontradas nos túmulos dos games “The Legend of Zelda II” e “Final Fantasy”

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No game “Dungeon Defenders”, há referências escondidas de rage faces, como o ‘troll face’ (à esquerda)e o fuck yeah (à direita).

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A escola do primeiro “Silent Hill” é baseada no cenário de “Um Tira no Jardim de Infância”, filme de 1990 estrelado por Arnold Schwarzenegger. Interessante notar que uma comédia serviu de inspiração para um game de terror

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Em “Fable III”, existe uma espada de brinquedo que pode ser obtido num cemitério que, quando pega, aparece a mensagem: “É muito perigoso ir sozinho. Leve isso”. É uma frase clássica do primeiro “The Legend of Zelda”, quando Link recebe sua primeira espada


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O clássico “Final Fight” sofreu com a censura nos Estados Unidos. Na versão para Super NES, as personagens Poison e Roxy foram substituídas por punks genéricos chamados Sid e Billy. No Sega CD, foi necessário vesti-las um pouco mais para ser lançado (note que o micro short virou uma bermuda)

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Dentro da Estátua da Felicidade, o equivalente à Estátua da Liberdade no mundo de “Grand Theft Auto IV”, pulsa um coração orgânico

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Hideo Kojima, idealizador de “Metal Gear”, é fã declarado da sétima arte, e disse uma vez que o nome dos personagens Solid Snake (David) e Otacon (Hal Emmerich) foram tirados do protagonista e da inteligência artificial do clássico filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”

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As inspirações para “Pokémon” vieram da infância de Satoshi Tajiri, que era expert em insetos e colecionava vários desses bichos, e da série de TV “Ultraseven”, no qual o protagonista possuía várias cápsulas contendo monstros

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Originalmente, o cabelo de Marge Simpson deveria esconder orelhas de coelho, segundo Matt Groening, autor do desenho. A piada, que faz referência às tiras de “Life in Hell”, do próprio Groening, deveria ser revelada no episódio final do desenho animado, mas foi deixada de lado por ser fantasiosa demais. No entanto, o game de “Os Simpsons” para fliperama, feito pela Konami, retoma esse segredo de Marge

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Em “Super Mario Bros. 3″, há um mapa que lembra o Japão, e o castelo fica num lugar que seria Kyoto no mundo real, cidade onde está instalada a matriz da Nintendo. Não por outro motivo, ali, no jogo, vive um rei muito parecido com o próprio Mario

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Na década de 80, computadores e videogames tinham capacidade muito pequena de memória, o que fazia os programadores serem criativos. No caso de “Super Mario Bros.”, o formato da nuvem é a mesma do matinho, só mudando a cor. Essa ‘piada’ é repetida no moderno “Mario Kart 7″, para 3DS (dir.)

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“Super Mario RPG”, RPG para Super NES estrelado pela mascote da Nintendo, traz aparições especiais dos protagonistas de “Metroid” e “The Legend of Zelda” – além dos carrinhos de “F-Zero”

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O criador de “Mega Man”, Keiji Inafune, disse que o robô é azul porque é a cor que tem mais opções dentro da paleta de 56 cores do NES
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Na produção de “Metal Gear Solid”, para PlayStation, o criador Hideo Kojima disse que a equipe usou peças de Lego para estruturar os mapas do jogo

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No primeiro “Metal Gear Solid”, há 42 fantasmas escondidos no cenário. As imagens vêm da equipe de produção do game, incluindo seu idealizador, o designer Hideo Kojima

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Bem no começo do game “Metroid Fusion”, para Gameboy Advance, tem um GameCube escondido no cenário. Tudo referências nintendistas

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“Michael Jackson: The Experience” para Nintendo DS traz um dispositivo antipirataria em que os irritantes sons das vuvuzelas – lembra da Copa na África do Sul? – se sobrepõem ao áudio original do game

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Existe uma pequena chance de a tela-título de “Minecraft” virar “Minceraft”, trocando de lugar as letras C e E

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Em “The Curse of Monkey Island”, se você entrar 35 vezes na cripta de Stan, verá a astronauta Maggie ser devorada por uma aranha. Essa é uma cena resgatada de “The Dig”, da mesma LucasArts

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As ‘torres’ da tela de abertura do PlayStation 2 indicam o número de jogos e o tempo usado em cada um dos games (quanto mais tempo, mais alta fica a torre)

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O desenho do PlayStation 2 foi baseado num computador chamado Falcon 030 MicroBox, da Atari. A Sony comprou os direitos do projeto

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O Play Station foi originalmente concebido pela Sony para ser um videogame compatível com o Super Nintendo e que rodava jogos em CD. A Nintendo desistiu da parceria de forma abrupta, mas a Sony entrou no mercado de consoles mesmo assim, chegando ao topo em apenas uma geração

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